quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Filmes no sábado

“A Batalha do Chile”. O Documentário Governo Popular e o Golpe Militar no dia 11 de setembro de 1973.

O documentário que dia 21 de novembro de 2009, estamos iniciando as 9 horas da manhã a primeira parte, a tarde as 14 horas a segunda parte e 16 horas a terceira parte são em torno de 6 horas de documentário.


O 11 de setembro marcou a vida de milhares de pessoas. Transformou completamente a vida de um país. Implantou a política do medo e fez dos seus cidadãos escravos de si mesmos. O 11 de setembro em questão não foi aquele televisionado para o mundo todo. Não teve repercussões de caráter universal e comoção geral. Na verdade, possuiu uma história recorrente neste continente: os interesses do primeiro mundo influenciando diretamente a política da América Latina. O 11 de setembro em questão é o de 1973, o dia em que o presidente chileno, eleito democraticamente, Salvador Allende, foi destituído do poder pelo golpe militar.



Depois de ter perdido a eleição em 1964, Salvador Allende se tornou, em 1970, o primeiro presidente socialista marxista da América Latina. Mesmo distanciado da política da guerra fria e das influências direta dos grandes países comunistas como URSS e China, o Chile virara um temor para o outro lado frio da guerra. Os Estados Unidos através da CIA deixou claro que o objetivo a ser conquistado seria a destituição do presidente eleito Salvador Allende.

Allende foi responsável por nacionalizar os bancos e estatizar as minas de cobre - principal produto de exportação chileno. Amado pelo povo, Salvador Allende, médico, intelectual, amante das artes, e verdadeiro concretizador das teorias socialistas, acreditava na política como ferramenta do povo para o seu próprio bem estar. Obviamente, os americanos não viam com bons olhos mais um país comunista no Continente. As manobras políticas foram cruciais para que houvesse o golpe militar. Orquestrado pelo secretário Henry Kissinger, o objetivo seria minar por completo a capacidade econômica do Chile, bloqueando as importações de produtos essenciais para a indústria, como parafusos e combustível. Greves e manifestações “populares” foram manipuladas. Assim, no dia 11 de setembro de 1973, o Chile foi tomado pelas forças armadas, lideradas pelo General Augusto Pinochet.


Tem mais texto nestes linq:
http://www.aprancheta.com/tag/salvador-allende/

Nenhum comentário:

Postar um comentário